Fernando Siqueira Carvalho, empresário e colecionador de modelos de carros antigos, fala à nossa redação sobre o icônico Monza. O empreendedor é apaixonado por carros desde sua infância, especialmente, carros antigos, paixão fomentada por seu avô e por seu pai. Ademais, até hoje nutre um amor verdadeiro em relação aos veículos e passa esse amor de geração em geração, dessa forma, repleto de conhecimento e arcabouço sobre o tema, bem como um sentimento especial, o empresário interessantes sobre o Monza, um clássico da indústria nacional.
Por sua qualidade e proeminência, o carro já recebeu o prêmio de Melhor Carro do ano três vezes, nos anos de 1983, 1987 e 1988. Além disso, até os dias de hoje é comum ver os modelos perambulando pela cidade, apesar de seu último veículo ter sido produzido no ano de 1996, há 25 anos atrás, ainda é possível vê-los pelas ruas das metrópoles.
O veículo foi produzido pela General Motors, Chevrolet, a partir do ano de 1982 e desde seu lançamento fez enorme sucesso, sendo o carro mais vendido durante três anos consecutivos desde 1984, fala Fernando Siqueira Carvalho. Tratava-se de um carro com ótimo custo-benefício, com visual arrojado e moderno, seu interior era espaçoso, assim como o bagageiro, dessa forma, era um carro extremamente confortável e avançado para a época.
O veículo possuía um enorme potencial comercial, pois além do título de ser o carro mais vendido durante os anos de 1984, 1984 e 1986, até o final de sua produção, em 1996, o modelo foi vendido nu total de 857.810 unidades. Ademais, o modelo possui diversas versões, sendo algumas mais difusas que outras, contudo, todas imbuídas de qualidade.
O modelo no Brasil, como visto, fez um enorme sucesso, na época, era considerado um carro de luxo e seu visual e design promovia esse teor de requinte, prova disso é que ele foi considerado “O queridinho da Classe Média” e, dessa maneira, mais uma vez é evidenciado seu sucesso na época e seu potencial, narra Fernando Siqueira Carvalho. Em se tratando de status e afins, houve uma versão chamada Monza Classic, versão de luxo lançada em abril de 1996.
O fim da magnificência e sucesso do Monza se deu no início da década de 90 com a abertura e facilitação de importação no país, promovida pelo então presidente, Fernando Henrique Collor, dessa maneira, o veículo passou a tornar-se obsoleto e ultrapassado, em comparação com os novos veículos que chegaram ao país, contudo, é possível notar o sucesso do automóvel até os dias atuais.