Você sabia que, segundo dados do IBGE, 11,6 milhões de famílias brasileiras são chefiadas por mulheres? Patricia Borges, ex-campeã mundial de vôlei e atual pré-candidata a deputada federal por São Paulo, acredita que esses dados, mais do que revelarem a força feminina e da maternidade, também nos ensina um pouco mais sobre a importância da presença da mulher em demais espaços.
Patricia Borges é, assim como muitas brasileiras, mãe e profissional. Construiu uma carreira de sucesso no vôlei feminino brasileiro por treze anos, sabendo conciliar sua paixão pelo esporte com a maternidade. Com três filhos, a ex-campeã mundial de vôlei entende que essa experiência, que é uma dádiva feminina, ensina muito mais do que somente amor e criação.
A maternidade alinhada com a atitude política
A maternidade é também um ensinamento político. Uma mãe assume a responsabilidade de assegurar o melhor em nome daqueles que ama, compreende as necessidades de seus filhos e atua para que estes estejam sempre com condições de saúde, segurança, educação e oportunidades para que cresçam em um ambiente que lhes permita sonhar.
Esse pensamento de proteção e dedicação desenvolve a mulher com relação a amplitude, empatia e determinação para oferecer sempre o melhor que pode. Nesse sentido, Patricia Borges acredita que a veia materna é também uma base sólida para a mulher que participa da política, pois essa presença abre espaços para a discussão e inclusão de pautas não antes comentadas e feitas pelas políticas públicas.
A presença de mulheres como Patricia Borges na política é uma maneira de ampliar as ações em prol do desenvolvimento do cidadão e da sociedade em geral, afinal, são elas que, muitas vezes, priorizam as melhorias na educação, em especial, a infantil, fase extremamente significativa para a formação social.
Não obstante, muitos estudos comprovam que países com mulheres no governo possuem menos corrupção do que naqueles em que a maior parte dos cargos políticos são ocupados por homens. Você sabe o porquê disso? Patricia Borges entende que essa distinção está no trabalho da maternagem, do vínculo de acolhimento e de cuidado que proporciona à mulher a capacidade de olhar para as situações com perspectivas diferentes e que buscam soluções de cuidado imediato com aqueles com quem se preocupa.
Esses, por sua vez, são a população como um todo. Uma mulher como Patricia Borges, com ampla experiência na maternagem, na vida profissional e social, compreende a importância de trabalhar em prol das necessidades do povo brasileiro e, por isso, lança-se como pré-candidata a deputada federal por São Paulo. Com força feminina e paixão por sua nação, a ex-campeã de vôlei tem o sonho de oferecer o melhor futuro para os brasileiros.