De acordo com o proprietário da vinícola Villa Santa Maria, Marco Carbonari, o Ice Wine é uma bebida produzida a partir das castas Syrah, Pinot Noir, Cabernet Franc, Vidal e Riesling.
Tudo indica que esse método de produção teve início na Alemanha durante o século 18, quando uma safra de uvas já maduras, acabou congelada. No entanto, o produtor, sem opção, as acolheu e criou o vinho do gelo.
É um método complicado, afinal, as uvas devem ser cultivadas em temperaturas baixas, o que pode ser extremamente arriscado, uma vez que, segundo Marco Carbonari, em temperaturas extremas, as uvas não irão produzir suco e, em nevascas baixas podem facilmente apodrecer.
Marco Carbonari revela que essas uvas são colhidas enquanto a temperatura está entre -8°C e -10°C e se mantém estável (normalmente durante a noite). Assim que prensadas, Marco Carbonari comenta que o gelo é liberado e o suco se torna extremamente concentrado.
Infelizmente, por conta de sua difícil concepção, não é produzida em muitas regiões. Os países que mais produzem o Ice Wine são a Suiça, Alemanha, Áustria e o Canadá (que, aliás, é o maior produtor de vinho gelado em todo o mundo).
Ainda sobre o Canadá, por ser especialista neste método de produção, possui padrões extremamente rígidos, sendo assim, Marco Carbonari explica que todos os rótulos elaborados são avaliados e protegidos pelo programa internacional Vintners Quality Alliance (VQA).
Curioso não?! Deseja saber mais sobre o universo dos vinhos e tudo que ele engloba? Marco Carbonari o convida para uma visita à vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú em São Paulo.
Cercada por belezas naturais, a vinícola garante uma experiência única, regada a muito vinho e uma gastronomia sem igual.
Para obter mais informações e agendar sua visita, acesse: https://villasantamaria.com.br/visita/.