É fato que os agrotóxicos não são bem vistos, mas o que você sabe sobre os alimentos transgênicos? O fundador e CEO da Nature BioTek, Leonardo Walter, explica que os OGM — Organismos geneticamente modificados — chamados de transgênicos são modificados geneticamente para que atinjam as características produtivas desejadas, tais como cor e tamanho. Todavia, pouco se discute sobre os malefícios dos alimentos transgênicos e seus impactos ambientais, logo se deseja entender como seu impacto é maior quando somado ao uso de agrotóxicos, leia o artigo até o final.
Alimentos transgênicos
A agricultura moderna vem buscando incansavelmente, meios de fazer com que a produtividade seja otimizada e atinja os desejos do comércio capitalista. Para Leonardo Walter, a agricultura global já utiliza os transgênicos como um instrumento de melhora de desempenho agrícola. Assim, quando os alimentos não adquirem as características esperadas e mais comercializadas, os agricultores priorizam o uso da técnica de OGM.
Entretanto, não teria problema se a transgenia apenas melhorasse a genética convencional desses alimentos. O problema se mostra evidente quando se mostra nocivo ao meio ambiente, com impactos tais como: desgaste no ambiente e alterações que podem vir a ser irreversíveis, assim como a indução da agricultura a algo insustentável, uma vez que essas modificações não seriam possíveis de modo natural.
Alimentos com agrotóxicos e modificados
Quando combinados no cultivo agrícola, podemos perceber que os transgênicos passam a oferecer perigos ao meio ambiente. Sabemos que os agrotóxicos são usados para combater pragas e outras doenças nas plantações, todavia, quando os genes dessas plantações sofrem transgenia, passam a ser resistentes a agrotóxicos, assim como explica Leonardo Walter elas repassam essa resistência para as pragas e ervas-daninhas, que projetam mais riscos aos produtos agrícolas.
Podemos mencionar então que a transgenia usada, concomitantemente com os agrotóxicos, vão contra os princípios da agricultura sustentável. É válido mencionar que os transgênicos também estão relacionados com alergias alimentares e diminuição/anulação dos efeitos antibióticos no organismo, além de que como causa resistência a agrotóxicos, os produtores são induzidos a aumentarem as doses utilizadas.
Caso você não saiba, a Nature BioTek é um laboratório de produção de produtos atóxicos, e se insere no mercado com a finalidade de combater o uso indiscriminado no uso de inseticidas sintéticos. Como vimos anteriormente, a técnica da transgenia quando combinada com os agrotóxicos possuem malefícios perceptíveis, que tendem a aumentar o teor de toxicidade presente na agricultura moderna e, consequentemente, aumentar os riscos socioambientais.
Portanto, devemos pontuar que há diversas alternativas a serem pensadas para cessar o uso de defensivos químicos e dentre elas estão: os inseticidas naturais. Sendo produtos pensados pela Nature BioTek, eles podem ser usados com o mesmo propósito que os inseticidas sintéticos, além de serem biodegradáveis, por serem feitos a partir de restos vegetais e de animais e estão atrelados a uma maior segurança alimentar — algo que não é mensurado quanto ao uso descontrolado dos transgênicos e sua combinação com os agrotóxicos.