O direito civil é uma das áreas mais populares entre os advogados, no entanto, em algumas regiões essa população sofre uma significativa variação. Enquanto a procura por um escritório de advocacia em direito civil, como o de JF Pereira, continua crescendo, há outras áreas que também estão ganhando destaque. Quer saber quais são elas? Prossiga com a leitura.
Áreas mais populares do direito
Como já mencionado anteriormente, o direito civil é uma das áreas mais populares, abrangendo 26% dos profissionais. Porém, outras áreas também merecem destaque, como Família e Sucessões ocupada por 14% dos advogados, Trabalhista que conta com 12% dos profissionais, e Previdenciário, que por sua vez conta com 11%.
Embora essas sejam as áreas mais requisitadas entre os formados no curso de direito, há variações de preferências de acordo com a região de atuação. No Norte, por exemplo, o direito de Família e Sucessões declinam em 8%, enquanto o direito Penal sofre uma ascensão e ocupa 11% das preferências.
Mesmo assim, o direito civil prevalece sendo um dos mais queridinhos dos profissionais brasileiros. Isso porque esse direito trata das relações jurídicas particulares, contemplando as normas responsáveis de disciplinar a vida da população, o que garante uma melhor dinâmica privada entre as pessoas, minimizando conflitos.
Qual a vantagem de atuar nessa área?
Ademais, assim como qualquer advogado atuante de outras áreas, a maior vantagem em ser um profissional do direito civil é a possibilidade de trabalhar home office. Na região Sudeste do Brasil cerca de 48% dos advogados exercem suas atividades nessa modalidade de trabalho. Todavia, infelizmente essa realidade não se propaga no Norte, onde apenas 32% desses profissionais trabalham em home office.
Entre os porcentuais, as mulheres e os idosos acima de 60 anos são os principais advogados que atuam na modalidade de trabalho remoto, ocupando respectivamente 46% e 51% desses profissionais. Esse fator é consequência das dificuldades que esses dois grupos encontram em se locomover e ocupar um espaço de atuação físico, onde, muitas vezes, há maior risco para sua saúde e segurança.
Há advogados do direito civil que estão fora do mercado?
Sim. Diante de tantos fatores vantajosos para se tornar um advogado de direito civil, ainda há aqueles profissionais que se formaram e estão fora do mercado de atuação. Estima-se que 4% dos aprovados no exame da OAB nunca exerceram a profissão, e mesmo que esses números possam parecer baixos, são dignos de atenção para analisar quais são os possíveis fatores que impedem a atuação desses profissionais.
Em resumo, se você está pensando em cursar a faculdade de direito, saiba que assim como os outros cursos, há fatores adversos à profissão. Entretanto, há muitos outros motivos que fazem esse sonho valer a pena. Lembre-se, há muitas áreas do direito que são muito populares e garantem a possibilidade de atuação no mercado.