Não é segredo que o cultivo de algumas uvas se dá melhor em alguns países do que em outros. Isso é porque, de acordo com Marco Carbonari, o terroir (tipo de solo e clima) faz com que a casta se desenvolva de maneiras diferentes, alcançando melhores resultados em determinadas regiões.
Um exemplo disso é a uva Touriga Nacional, uma casta típica de Portugal, considerada, segundo Marco Carbonari, a rainha das uvas tintas portuguesas. Por mais que seja, atualmente, cultivada em todo mundo, em seu solo de origem é capaz de fazer com que alcance todo o seu potencial e personalidade.
A Touriga Nacional, explica Marco Carbonari, produz os mais diferentes estilos e tipos de vinhos, no entanto, tem sua fama fortemente associada ao consagrado vinho do Porto e aos vinhos de mesa.
Trata-se de uma uva composta por cachos delicados e bagos pequenos, apresentando uma coloração negra que beira o azul que, por conta disso, traz tonalidades intensas as bebidas elaboradas a partir dela. Em relação ao seu aroma, nota-se tons de floral e frutado, trazendo um aspecto único aos vinhos.
Ela se adapta perceptivelmente bem aos mais diversos terroirs, porém, para que haja um bom desenvolvimento, o seu cultivo deve ser observado de perto pois, Marco Carbonari informa que há necessidade de cuidados especiais.
Marco Carbonari revela que a uva é extremamente versátil, capaz de produzir os mais variados tipos de vinhos. São elegantes, complexos e equilibrados, além de possuírem um potencial ótimo para a guarda em carvalho.
Quer aprender mais sobre o universo dos vinhos e ainda se deliciar com vinhos únicos? Marco Carbonari te convida a uma visita à vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú em São Paulo. O espaço garante uma experiência inesquecível e para todos os gostos. Para mais informações, acesse: https://villasantamaria.com.br/visita/.