Você já deve ter ouvido a seguinte frase: “ser vegano é muito difícil”, não é mesmo? Entretanto, Flavio Giusti, entusiasta de culinária e vegano há mais de dez anos, acredita que essa expressão não passa de uma ignorância quanto a real experiência do veganismo dito por aqueles que não conhecem a fundo sobre o movimento.
Evidentemente, dificuldades podem surgir no período inicial de sua transição para o veganismo. Contudo, é preciso compreender que superá-las é uma tarefa simples e relativamente rápida, se você tiver o devido conhecimento. Assim, diferente do que muitos imaginam, não é complicado aderir ao veganismo, e muitos podem considerar a prática complicada justamente por carregarem preconceitos iniciais, temendo empecilhos que ocorrem apenas nos primeiros meses.
Dessa forma, Flavio Giusti, criador do VegetariRango, primeiro programa de culinária vegana do Brasil, reforça que a transição para o veganismo é uma fase de aprendizagem que, com paciência e persistência, pode encaminhar vocÊ para uma vida vegana sem empecilhos que o desmotiva a continuar no movimento. Quer saber mais sobre essas dificuldades e como superá-las? Então, continue acompanhando esse artigo:
As principais dificuldades que podem surgir na transição para o veganismo
De acordo com o ex-Masterchef, Flavio Giusti, nas etapas transicional e de início do veganismo, é comum se deparar com algumas dificuldades. Dentre elas, pode-se citar: passar uma longa parte do tempo na fase pré vegetariana, isto é, substituindo carne por derivados como ovos e laticínios, tendo problemas para desapegar do sabor desses alimentos; não saber como preparar pratos veganos; ter pouco conhecimento sobre alimentos de origem vegetal que apresenta os nutrientes necessários para o seu organismo; não saber quais empresas são mesmo veganas ou aptas para veganos.
Não obstante, há as dificuldades de assimilar a luta e posicionamento contra violência animal; lidar com o preconceito e comentários ofensivos de parentes e/ou pessoas próximas que não respeitam o movimento e sua escolha; gastar demais com produtos veganos caros ou seguir com os não-veganos por acreditar que não há opções acessíveis ao seu bolso.
Meios de superar as dificuldades e ter uma transição descomplicada
Para Flavio Giusti, o primeiro passo para passar por uma transição vegana positiva é conhecer melhor o movimento, entender sua visão de mundo e estudar mais a seu respeito. Também é necessário se aventurar com opções vegetais de alimentos difíceis de abandonar (queijo, iogurte, leite, etc), optando por fazer as versões com vegetais em casa, buscar temperos e ervas que adicione mais sabor a sua comida, bem como romper com preconceitos de que o veganismo possui uma culinária sem graça e restrita de sabores, guloseimas e fast food. Afinal, com os ingredientes certos, tudo é possível.
Também é recomendável buscar por pessoas que inspirem e forneçam dicas de como passar pelo período. Uma excelente maneira é acessando o canal do Youtube Flavio Giusti ou acompanhando seu dia a dia no Instagram (@vegetarirango) para sanar dúvidas, aprender receitas novas e mergulhar no mundo do veganismo. Não deixe também de ler artigos, blogs e livros e participar de palestras e cursos que auxiliem na sua transição alimentar, tal como os ministrados pelo ex-MasterChef Flavio Giusti.