Saiba onde atua um profissional do ramo da farmácia hospitalar

3 Min Read
Manoel Conde Neto

Você conhece as atividades atribuídas ao farmacêutico hospitalar? Na concepção do empresário da Farma Conde, Manoel Conde Neto, o profissional especializado em farmácia hospitalar deve especificamente ter um bom relacionamento interpessoal, uma vez que trabalhará com o público, garantindo o bem-estar dos pacientes atendidos e auxiliando na prevenção e diagnóstico prévio de doenças. 

 

Se você possui interesse ou curiosidade nesse assunto, leia o artigo até o final e se atente às dicas dadas pelo empresário. Afinal, como pensa Manoel Conde Neto, a valorização desse profissional da saúde está diretamente ligada à localidade do hospital em que trabalha, sendo que os centros urbanos, onde estão os hospitais privados renomados, são os de maior aquisição financeira. 

 

Assim como outros setores do ramo, é de extrema importância que esse profissional tenha um perfil multidisciplinar, isto é, que saiba reunir seus conhecimentos tanto gerenciais quanto clínicos. Confira abaixo algumas das atividades atribuídas ao farmacêutico hospitalar que possui ligação direta com a logística farmacêutica dos medicamentos:

 

  • Auxiliar quanto à escolha de medicamentos necessários para a assistência do hospital;
  • Assegurar que os medicamentos sejam usados de forma segura e racional;
  • Identificar e prevenir que reações adversas aos medicamentos ocorram;
  • Realizar relatórios e pesquisas;
  • Auxiliar no sistema de distribuição de medicamentos e produtos de saúde;
  • Atuar no controle de infecção hospitalar;

 

Na visão do empresário Manoel Conde Neto, o mercado de trabalho é muito vantajoso e propício para o farmacêutico hospitalar, uma vez que pode atuar tanto em hospitais públicos, quanto privados e filantrópicos. Mas agora que você compreendeu brevemente a forma de atuação desse profissional, é importante compreender a qualificação dessa profissão, de modo que você possa se preparar caso seja o seu interesse profissional.

 

De imediato, para atuar nesse ramo, o profissional necessita do registro profissional (CRF) que é garantido mediante a efetuação do Curso de Graduação em Farmácia. Em seguida, é necessário uma especialização na área de Farmácia Hospitalar, ou até mesmo, uma graduação em Farmácia Clínica. Sendo assim, esse profissional deve utilizar os medicamentos como instrumento de suas atividades e não como fim. 

 

Agora que você conhece mais sobre a farmácia hospitalar, se você desenvolveu interesse pela mesma, saiba que o profissional de farmácia deve dar o devido suporte técnico à sua equipe da saúde, assim como de analisar e monitorar o tratamento e o quadro clínico de seus pacientes. Ademais, vale ressaltar que o profissional possui atuação tanto no ambiente ambulatorial quanto no ambiente de internação, como considera o empresário Manoel Conde Neto.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *