Saiba a diferença entre ações ordinárias e ações preferenciais

3 Min Read
Valdir Piran

As ações representam uma parcela do capital social da empresa na bolsa de valores. O empresário e investidor imobiliário, Valdir Piran, esclarece que elas são títulos que, ao serem adquiridos, dão aos acionistas os direitos e deveres de sócios, delimitados pelas ações possuídas. Ou seja, o investidor que se torna sócio dessa empresa tem direito a participação nos resultados obtidos.

O empresário Valdir Piran explica ainda que, a partir da aquisição de ações, o investidor – e acionista – passa a ter rentabilidade e remunerações. Contudo, essas variam, não somente de acordo com os resultados das empresas, mas também por uma série de questões que vão desde suas formas de funcionamento, até os direitos que cada tipo de ação fornece ao seu investidor. 

Nesse sentido, entender os tipos de ações é primordial para identificar os direitos disponibilizados por elas. Valdir Piran ressalta que existem dois tipos de ações: as ordinárias e as preferenciais. De acordo com a ação escolhida pelo investidor, seus direitos dentro dos resultados se modificam, bem como suas participações são qualificadas de acordo com suas posses: pouco investimento qualifica um menor impacto nos direitos de participação e decisão. 

As ações ordinárias (ON) têm as características de direito ao voto em assembleias e ao tag along. Valdir Piran comenta que o direito ao voto está ligado diretamente ao número de ações que o acionista contém, qualificando, desse modo, o poder de controle das decisões. O tag along é uma forma de proteção em casos de alterações na empresa, assim, se o bloco de controle empresarial for adquirido por outros, os acionistas terão garantia de vender suas partes por um percentual mínimo comparado com o que foi pago aos acionistas majoritários. 
Já as ações preferenciais (PN), diferente das ON, não possuem direito ao voto nem ao tag along. Contudo, o Presidente do Grupo Piran,Valdir Piran, esclarece que elas garantem a prioridade em determinados pagamentos relacionados às ações. Essas ações asseguram aos seus detentores a prioridade de pagamento de dividendos, bem como em casos de falência ou demais problemas, também possuem preferência de reembolso de capital.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *