O que são agrotóxicos e quais riscos representam? Entenda mais sobre o assunto com Marcelo Madureira Montroni

4 Min Read
Marcelo Madureira Montroni

O uso de agrotóxicos é comum na agricultura do mundo todo. Para o entusiasta Marcelo Madureira Montroni, os produtos são utilizados para evitar algum tipo de praga nas plantações. Entretanto, quando utilizados de maneira incorreta, geram riscos à saúde das pessoas. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo: 

O que são agrotóxicos? 

Quando os agrotóxicos surgiram?

Também conhecidos como defensivos agrícolas, os agrotóxicos são um conjunto de substâncias químicas usadas para eliminar a infestação de insetos, ácaros, fungos e outros tipos de vida animal e vegetal. Segundo Marcelo Madureira Montroni, o termo mais comum para designar a substância é o pesticida, porém há um projeto de lei, movido pelos agricultores brasileiros, que pedem a anulação desse nome, que é considerado negativo.

O uso dos agrotóxicos começou a ser registrado na Primeira Guerra Mundial, mas foi durante a Segunda Grande Guerra que ele se popularizou como arma química. Para o entusiasta Marcelo Madureira Montroni, o cenário de fome que assolou a Europa fez necessário aumentar a capacidade de produzir alimentos e foi aí que o uso das substâncias começou a ser usado em todo o mundo. 

Este momento que marcou grandes transformações é chamado de Revolução Verde, e foi responsável pela modernização não só dos agrotóxicos, mas de todo maquinário voltado para o agronegócio, aumentando a produtividade e resultando em mais alimentos colhidos. 

Quais as consequências que os agrotóxicos podem causar para o meio ambiente?

Como mencionado, os agrotóxicos são utilizados para eliminar pragas e são bons no que que propõem a fazer. Entretanto, seu uso pode prejudicar o equilíbrio da biodiversidade, prejudicando espécies importantes como vegetações e abelhas. Por isso, é imprescindível que os agricultores sigam à risca o uso recomendado.  

Há também a preocupação com a contaminação da água. Segundo Marcelo Madureira Montroni, alguns agrotóxicos são hidrossolúveis e podem chegar a rios, córregos e lagos, afetando o consumo dessa água não só para humanos, mas para animais e até no próprio agronegócio. 

Quais as consequências que o agrotóxico podem causar para a saúde?

A preocupação com os malefícios que o uso dos agrotóxicos podem trazer para a saúde começou a ser pauta entre os líderes de todo o mundo. Isso porque, a intoxicação direta de seres humanos tem crescido de forma desenfreada e pode ser dividida em duas formas: a aguda e a crônica. Leia mais para saber quais são os sintomas: 

Aguda

A intoxicação aguda ocorre quando o ser humano é exposto a altas doses das substâncias químicas. Os principais sintomas são dores de cabeça, sonolência, náuseas, diarreia, olhos  irritados, vômitos e até arritmia cardíaca. Nesses casos, a intoxicação pode até levar à morte. 

Crônica

Segundo Marcelo Madureira Montroni, a forma crônica é referente ao longo prazo, quando a vítima é exposta gradativamente a pequenas doses de agrotóxico. Seus sintomas levam meses e às vezes anos para serem percebidos, podem resultar em paralisia, câncer e até esterilidade. 

O Uso dos agrotóxicos no Brasil

https://youtu.be/J0U3zuXV-tM

No Brasil, o uso dos agrotóxicos é liberado pelo Governo Federal. Há cerca de mais de 118 produtos, incluindo substâncias banidas de outros países como o fipronil, um pesticida relacionado a morte de 500 milhões de abelhas e que foi proibido na Europa. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *