O direito civil e as empresas: entenda melhor como esses assuntos se relacionam

3 Min Read
Antonio Augusto de Souza Coelho

Antonio Augusto de Souza Coelho, advogado e empresário de destaque, acredita que conhecer sobre os principais aspectos do direito civil é essencial para todas as pessoas. Neste sentido, compreender os princípios e conceitos básicos que regem as normas civis e colocá-las em prática na hora de desenvolver estratégias empresariais pode garantir benefícios e principalmente minimizar riscos legais para garantir uma operação bem sucedida aos negócios.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue a leitura deste artigo e compreenda a relação entre direito civil e o mundo empresarial.

O que faz o profissional em direito civil?

O direito civil trata de questões relacionadas aos direitos e deveres de pessoas físicas e jurídicas na sociedade. A partir disso, o doutor Antonio Augusto de Souza Coelho indica que o profissional que exerce este trabalho atua mantendo o equilíbrio das relações entre pessoas e empresas, levando em consideração todos os direitos e deveres e guiando-se pelo Código Civil. 

O direito civil e os contratos empresariais

Os processos empresariais envolvem a elaboração de inúmeros tipos de contratos, sendo estes a base fundamental das transações comerciais e, por esse motivo, devem ser elaborados com precisão, cuidado e em conformidade com as normas exigidas. Sendo assim, é interessante contar com profissionais qualificados. 

Isso se torna ainda mais importante pois, segundo afirma o advogado Antonio Augusto de Souza Coelho, os empresários precisam estar cientes de todos os elementos válidos e essenciais de um contrato, como por exemplo oferta, aceitação, consideração e intenção de criar obrigações legais. 

Questões de propriedade intelectual e direitos autorais

Estas questões também permeiam os processos empresariais, principalmente em contextos de criação de produtos, marcas e outros conteúdos únicos à empresa. Desta forma, entender como funcionam os direitos autorais e as marcas registradas é essencial aos empresários, de maneira a garantir que as criações estejam devidamente protegidas e evitar qualquer tipo de violação que possa levar a penalidades ou disputas legais.

Relações com os consumidores

Quando o assunto é relacionamento com os clientes, os empresários precisam estar cientes dos direitos e deveres que envolvem e protegem o consumidor, a fim de não infringir nenhum tipo de regulamentação. Conforme o advogado Antonio Augusto de Souza Coelho explica, isso inclui fornecer informações precisas em relação aos produtos e serviços disponibilizados pela empresa, bem como políticas de devolução, reembolso e muitos outros.

Os conhecimentos de direito civil se tornam essenciais para uma atuação completa e eficaz das empresas, independente do ramo de atuação. Contar com um profissional especializado na área para realizar consultorias e outros serviços também contribui enormemente para que os negócios fluam de maneira organizada e em conformidade com os direitos e deveres de todos, conclui o advogado Antonio Augusto de Souza Coelho.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *