A chave para o crescimento: entenda a importância da sustentabilidade no agronegócio

3 Min Read
Roberto Luiz da Silva Logrado

Para o engenheiro Roberto Luiz da Silva Logrado, a sustentabilidade no agronegócio é fundamental, especialmente por conta dos impactos significativos que essa atividade econômica pode ter no meio ambiente e na sociedade. Neste artigo, iremos entender mais detalhes sobre a importância da sustentabilidade no agronegócio. 

A importância da sustentabilidade no agronegócio 

Segundo Roberto Luiz da Silva Logrado, a sustentabilidade no agronegócio é essencial para a viabilidade econômica do setor a longo prazo. Isso porque, o agronegócio gera impactos significativos no meio ambiente e na sociedade, salientando ainda mais a importância de uma prática sustentável para o setor. 

Quais são as razões que tornam a sustentabilidade importante para o agronegócio? 

Preservação dos recursos naturais 

É óbvio que o agronegócio depende dos recursos naturais, como solo, água, ar e biodiversidade, para a sua existência. Essa dependência destaca a importância de práticas agrícolas que alinhem a proteção a esses recursos naturais, garantindo que as gerações futuras também tenham acesso a eles. 

Para isso, como comenta o engenheiro Roberto Luiz da Silva Logrado, muitos setores agrícolas estão investindo, por exemplo, em manejo sustentável do solo e conservação da água, visando a preservação dos recursos naturais importantes para a viabilidade do negócio e também para a sociedade de forma geral. 

Roberto Luiz da Silva Logrado
Roberto Luiz da Silva Logrado

Redução do impacto ambiental 

As práticas sustentáveis para o setor agrícola são essenciais, especialmente porque o setor muitas vezes está associado à emissão de gases do efeito estufa, uso intensivo de agroquímicos e degradação do solo. Nesse sentido, a adoção de práticas sustentáveis ajuda a minimizar esses impactos. 

Desse modo, como ressalta Roberto Luiz da Silva Logrado, a adoção de métodos agrícolas mais eficientes e ambientalmente amigáveis são fundamentais para uma agricultura de conservação com abordagens sustentáveis para mitigar e reduzir o impacto ambiental. 

A sustentabilidade no agronegócio não é apenas uma escolha ética 

Além das razões citadas anteriormente, há alguns outros aspectos que tornam a sustentabilidade fundamental para o agronegócio, como atendimento à demanda global de alimentos, valorização da marca e acesso a mercados, resiliência e mudanças climáticas, inovação e eficiência. 

Em conclusão, podemos observar que, como destaca Roberto Luiz da Silva Logrado, a sustentabilidade não é apenas uma escolha ética, mas também uma necessidade para garantir a continuidade do setor, a saúde ambiental e a disponibilidade de alimentos para as gerações futuras. Sendo assim, a sustentabilidade é fundamental para o equilíbrio entre economia, sociedade e meio ambiente.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *