Biomedicina estética: entenda o que compreende essa área da medicina, com o biomédico esteta Daniel Dias Machado

3 Min Read
Daniel Dias Machado

Certamente, você já deve ter ouvido falar da biomedicina estética, correto? Mas o que compreende essa área? O biomédico esteta Daniel Dias Machado explica que o profissional formado em Biomedicina possui diversas possibilidades de atuação na área, e uma delas é a da estética, que vem ganhando muita repercussão nas mídias sociais, por conta dos procedimentos realizados pelas figuras públicas. Sendo assim, se deseja entender mais sobre essa área, leia o artigo até o final!

O que é a biomedicina estética?

De imediato, vamos entender o que é estudado no curso de biomedicina: ele possui duração de cinco anos, estuda os fatores causadores de doenças e as desordens socioambientais. Na visão do Dr. Daniel Dias Machado, a especialização em biomedicina estética não é uma área-alvo da atuação tradicional, logo cursos adicionais são necessários para atuar nesse segmento.

Caso você não saiba, a biomedicina estética é um segmento que compreende um campo entre a medicina e a biologia. Isso porque, como comenta o biomédico esteta, é nessa área em que são feitas pesquisas relacionadas a doenças humanas, de modo a identificar suas causas epidemiológicas e em seguida desenvolver diagnósticos e tratamentos. Então, essa área associa a saúde com tratamentos estéticos.

O que faz o biomédico esteta?

Se o profissional torna-se especializado em biomedicina estética, ele passa a ser chamado de biomédico esteta, podendo trabalhar com parâmetros multiprofissionais. O Dr. Daniel Dias Machado considera que esse profissional pode trabalhar na criação de pesquisas em biomedicina estética e também auxiliar no questionário de formular tecnologias e procedimentos. 

Vale mencionar que dentro da biomedicina estética, o profissional pode ainda direcionar a sua subárea de atuação, podendo optar por: laserterapia, carboxiterapia, radiofrequência estética, dentre outras. Assim, é importante lembrarmos que o profissional formado em biomedicina estética deve se manter sempre atualizado, com base nos avanços tecnológicos, em prol do bem-estar dos pacientes.

Quais os procedimentos realizados por um biomédico esteta?

Sabemos que o mercado relacionado a beleza, saúde e qualidade de vida cresce disparadamente decorrente da grande influência midiática. Como explica o Dr. Daniel Dias Machado, o público-alvo, circula especialmente pelas mulheres — como consequência — que optam por tratamentos e procedimentos para evitar o envelhecimento precoce e se aproximar mais rapidamente da beleza ideal.

Dentre os procedimentos em destaque, podemos citar, por exemplo: terapias a laser para remoção e clareamento de tatuagens; procedimentos injetáveis com pequenas incisões, como microagulhamentos, preenchimentos, botox; eletroterapia e afins. Desse modo, o Dr. Daniel Dias Machado acrescenta que também são oferecidos na área: manejo de técnicas antienvelhecimento, prescrição de uso de substâncias estéticas, classificação de tipos de pele, dentre outros.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *