O 36º Show Rural Coopavel começa nesta segunda-feira (5), em Cascavel, no oeste do Paraná. A feira abre o calendário de eventos técnicos do agronegócio no país e está preparado para receber mais de 300 mil pessoas de até sexta-feira (9).
Realizado no Centro Tecnológico Coopavel, em uma área de 700 mil m², o Show Rural é um dos maiores eventos do agronegócio da América Latina e reúne cerca de 600 expositores nesta edição. A expectativa é gerar R$ 5,5 bilhões em negócios.
“É um evento de tecnologia e inovação, mas neste ano revela a persistência e vontade do agricultor para buscar novos recordes de produtividade”, ressalta Dilvo Grolli, presidente da Coopavel, realizadora do Show Rural.
Entre os destaques da programação, os organizadores apontam o Show Rural Digital, que contará com a participação de especialistas internacionais em inovação e tecnologia, e o Show Rural Pecuário, onde serão apresentados exemplares de alta genética bovina e ovina.
Além disso, empresas renomadas do setor estarão presentes para divulgar lançamentos em cultivares, máquinas e implementos agrícolas.
O evento também é reconhecido pelos painéis e palestras sobre temas relevantes para o setor. Na agenda deste ano estão pautadas as perspectivas da safra 2024, uso da inteligência artificial e 5G no campo e estratégias para aumento da produtividade.
O impacto das mudanças do clima e o protagonismo feminino também serão abordados nos cinco dias de evento.
Tradicionalmente, no dia anterior ao início do evento, é realizada a celebração de uma missa campal, que neste ano superou as expectativas de público.
Para Grolli, é um momento histórico para o evento.
“O recorde para um primeiro dia é de 25 mil pessoas, e neste domingo recebemos mais de 40 mil pessoas, é um momento muito especial para o agronegócio, pois aqui são compartilhadas e acessadas pelo público uma série de tecnologias para o campo”.
O acesso ao Show Rural é gratuito, assim como às 17 mil vagas de estacionamento do evento.