Já ouviu falar do atleta Hugo Hoyama, nascido em São Bernardo do Campo e competidor dos jogos pan-americanos? O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez explica que ele também disputou seis edições dos Jogos Olímpicos na sua carreira, entre Barcelona e Londres, além de ser um dos maiores mesatenista do Brasil, tendo conquistado 15 medalhas nos Jogos Pan-americanos, sendo elas: 10 de ouro, 1 de prata e 4 de bronze.
Tem interesse em saber mais sobre o atleta? Então esse artigo foi feito para você! Por isso, siga a leitura até o final!
Como ele se inseriu no esporte?
Caso você não saiba, Hugo Hoyama começou a praticar tênis de mesa ainda aos 7 anos de idade, no Clube Palestra, na cidade onde nasceu. Além de ser um ótimo competidor, Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta que o atleta também focou nos estudos muito cedo, uma vez que estagiou no Japão durante nove meses, na Universidade de Nihon Daigaku, período esse em que foi chamado pela primeira vez para a seleção brasileira.
Hugo Hoyama também participou de diversas olimpíadas, sendo elas: em Barcelona (1992), Atlanta (1996) — onde obteve o 9° lugar na prova simples, Sydnei (2000) e Atenas (2004). Mas você deve estar se perguntando quais as principais conquistas do atleta, não é mesmo? Como cita o empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez, Hugo foi campeão paulista mirim em 1980, campeão mundial de equipes da segunda divisão em 2004, e por fim, em 2005, foi campeão paulista adulto.
E como está a carreira do atleta atualmente?
Sabemos que o competidor parou de jogar no ano de 2012, quando foi convidado para ser treinador da seleção brasileira feminina, na qual alcançou ótimos resultados rapidamente. Nesse espaço, ganhou o título mundial da 2° Divisão, em 2014, e as medalhas de prata por equipes e individual, no Pan de Toronto, em 2015.
Recentemente, ainda em 2021, Hugo Hoyama deixou o cargo de técnico e se tornou o embaixador do tênis de mesa brasileiro. Sendo considerado o melhor mesatenista brasileiro, passa a assumir essa função a convite da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez menciona que o atleta trouxe um legado forte para o esporte no Brasil e agora segue tendo como missão expandir a modalidade no país e auxiliar no processo de captar novos talentos para o tênis de mesa.