Fernando Siqueira Carvalho é um entusiasta no ramo de carros e motos, contudo, possui paixão especial quando o assunto é modelos de veículos antigos. Impulsionado desde sua infância por seu pai e por seu avô, o empresário nutriu (e nutre) uma paixão voraz em relação aos automóveis clássicos, dessa forma, hoje, o empreendedor coleciona em sua garagem modelos antigos de tirar o fôlego. Por isso, imbuído de conhecimento e amor pelo tema, o empresário fala sobre a história da fábrica DKW Vemag, no Brasil, à nossa redação.
Hoje é possível ver nas grandes cidades regiões industriais abandonadas, restos de alvenaria e materiais que um dia contaram a história de uma cidade e que foram cenário de grande movimento entre trabalhadores, narra Fernando Siqueira Carvalho. Dessa maneira, fábricas de diferentes setores são esquecidas, pois a mudança da dinâmica das empresas, tendo em vista logística, custos e diversos fatores, influenciam para esse abandono e migração.
A fábrica DKW é um exemplo claro disso, teve grande ascensão entre as décadas de 50 e 60 e hoje fica na memória dos moradores da cidade que um dia estiveram presentes em seu grande sucesso. “A companhia foi responsável por fabricar o famoso Vemaguet, uma caminhonete que ficou famosa em todo o território nacional”, diz o empresário Fernando Siqueira Carvalho.
A partir da citação anterior, explica-se a fusão da empresa que refletiu em grande sucesso, enfatiza Fernando Siqueira Carvalho. A empresa Vemag, Veículos e Máquinas Agrícolas S.A, obteve a licença de produzir os carros pela empresa DKW, por isso, no Brasil, a empresa era a DKW Vemag. A sigla significa Dampf-Kraft-Wagen, em tradução, carro de força a vapor, pois os primeiros carros produzidos pela empresa possuíam essa característica em seus motores.
A empresa alemã foi fundada pelo engenheiro Jørgen Skafte Rasmussen e aqui no Brasil foi gerador de empregos e impulsionava a indústria nacional, tendo em vista o lema de 50 anos em 5 com o então presidente do Brasil, Juscelino Kubistchek. Além disso, nos anos iniciais, em território nacional, foram produzidos caminhonetes e jipes, sendo as produções mais famosas os icônicos Vemaguet e Belcar.