Segundo Marco Carbonari, proprietário da vinícola Villa Santa Maria e especialista quando o assunto é vinho, a Franconia é uma uva originária da Áustria que, no entanto, por se adaptar aos mais diversos terroirs, é cultivada em todo o mundo. Trata-se de uma casta com características marcantes, capaz de produzir vinhos possuintes de uma personalidade única.
Mesmo sendo cultivado em muitas regiões – como por exemplo a Alemanha -, Marco Carbonari comenta que a casta sempre apresenta as mesmas características: coloração intensa e azulada, bagos médios e grandes, casca espessa, aromas complexos e sabor rico.
Marco Carbonari revela que a bebida elaborada é quase picante, já que seus taninos são extremamente elevados. Seu aroma é frutado e floral, enquanto seu sabor apresenta um toque de cereja e morango, sendo bem estruturado e doce ao paladar
A coloração dos vinhos é geralmente rubi clara e seu corpo é médio. O ideal, de acordo com Marco Carbonari, é que os rótulos da uva Franconia sejam consumidos ainda jovens para que toda a elegância da bebida possa ser capturada, afinal, trata-se de uma bebida fresca e leve.
Em relação a harmonização, é recomendado por Marco Carbonari pratos de carne vermelha e massa, isso por conta da acidez acentuada e perceptível no paladar.
Quer aprender mais sobre o universo do vinho e ainda degustar rótulos únicos e de alta qualidade? Marco Carbonari convida a todos a uma visita à vinícola Villa Santa Maria, localizada no Vale do Baú em São Paulo. Um espaço repleto de beleza natural, tradição e história que, sem dúvidas, te encantará e trará uma imersão sem igual no universo enófilo.
Para saber mais e agendar sua visita, acesse o site: https://villasantamaria.com.br/visita/.