De acordo com o Serasa, empresa privada e consistindo atualmente na maior referência de análises e informações para decisões de crédito, o Score é “uma pontuação que indica para o mercado se você é um bom pagador”. Desse modo, fica evidente a importância de manter as contas em dia, atribuindo uma boa postura de pagador, aconselha o Julio Cesar Hintemann Filho, nosso convidado para a matéria de hoje. Se você deseja saber dicas eficazes em como aumentar o seu Score, confira esse artigo:
As pontuações nada mais são do que um reflexo de todas as suas transações financeiras. Quando uma instituição precisa decidir se concede crédito a uma pessoa, ela não tem como saber se o solicitante é um bom pagador. Então, a solução é pesquisar as pontuações do CPF para entender melhor o risco da concessão de crédito.
A Serasa utiliza quatro faixas de pontuação, categorizadas por cor em que de 0 a 300 pontos (cor vermelho) há um alto risco alto de inadimplência; de 300 a 600 pontos (laranja) há um risco médio de inadimplência; e de 600 a 800 (representada pela cor amarelo) há o risco intermediário de inadimplência e, por fim, o último e mais almejado nível do Score: 800 a 1000 ( cor verde) com risco baixíssimo de inadimplência.
Entenda os fatores responsáveis por abaixar ou aumentar essas pontuações. Desse modo, os principais são:
- Pagamento de contas em dia ou não;
- Histórico de solicitações de crédito (cartões, empréstimos e financiamentos);
- Volume de dívidas e pendências financeiras no CPF;
- Histórico de pagamento de dívidas dentro ou fora do prazo.
Ter um bom perfil de crédito não é importante apenas para conseguir a aprovação do cartão de crédito, mas principalmente para conseguir bons serviços financeiros e facilitar a realização de seus sonhos, como o financiamento de um imóvel, explica Julio Cesar Hintemann Filho.
Além disso, pontuações altas podem levar a melhores taxas de empréstimo, cartões de crédito com limites mais altos e melhor crédito com bancos e empresas. Outro ponto importante que o empresário Julio Cesar Hintemann Filho ressalta é que não são apenas os bancos e financeiras que consultam as pontuações. Quando uma empresa faz sua análise de crédito, ela tenta te dar uma pontuação, que indica a probabilidade de você pagar suas compras em dia.
Desse modo, para aumentar a sua pontuação de Score, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho indica adotar hábitos financeiros saudáveis, como: pagar todas as contas em dia e em hipótese alguma utilizar o cheque especial. Além disso, é importante ter poucas ou nenhuma dívida em seu nome, mantendo sempre o nível e as chances de inadimplência baixos. Desse modo, caso você tenha cartão de crédito, não use todo o limite disponível, ou se utilizá-lo, parcele suas compras o menos possível.
Por fim, Julio Cesar Hintemann Filho indica evitar ao máximo solicitar crédito, uma vez que as chances de descontrole na disposição de diversos cartões de crédito e crédito literalmente falando, bem como as consultas realizadas em seu nome, são situações nada agradáveis para seu score. Deste modo, sempre procure manter uma boa organização financeira