Para o mundo todo ouvir: conheça cinco músicas brasileiras que fizeram sucesso no exterior

3 Min Read
Sergio Wilfrido Vasques Benitez

Ao longo da história da música brasileira, muitos artistas conseguiram fazer sucesso fora do país. O empresário Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta que, apesar de grandes nomes da MPB – como Tom Jobim, Caetano Veloso e Milton Nascimento – terem deixado sua marca – algumas músicas de outros gêneros brasileiros também ganharam o público internacional, conquistando altas posições nas paradas de vários países do mundo.

Assim, Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta seis músicas nacionais que fizeram sucesso pelo globo:

Garota de Ipanema – Vinicius de Moraes e Tom Jobim

A canção escrita por Tom Jobim e Vinicius de Moraes conquistou o mundo e ficou famosa nas versões gravadas por João Gilberto, Stan Getz e Astrud Gilberto, como também quando Frank Sinatra gravou ao lado de Tom. Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta que a música alcançou quinto lugar no Hot 100 da Billboard e levou o Grammy de Melhor Gravação em 1964. Além disso, ela é a segunda música mais escutada do mundo, ficando atrás somente de Yesterday dos Beatles. 

Ilariê – Xuxa

A música mais famosa da Rainha dos Baixinhos é também um dos grandes sucessos brasileiros no exterior, alcançando o décimo lugar em singles latinos da Billboard em 1988. Sergio Wilfrido Vasques Benitez esclarece que a música chegou a ser regravada em inglês e espanhol pela própria Xuxa, o hit infantil ganhou, até mesmo, uma versão em mandarim.

Mas que nada – Sérgio Mendes

Desde que se mudou para os Estados Unidos nos anos 60, Sérgio Mendes conseguiu colocar 14 músicas no Hot 100 da Billboard. Sergio Wilfrido Vasques Benitez ressalta que, dentre elas, está uma versão de Jorge Ben Jor de Mas que Nada, sendo sucesso em mais de 15 países e ganhando um remix com o grupo Black Eyed Peas em 2006.

Ai, se eu te pego – Michel Teló

O hit brasileiro de 2011 lançado por Michel Teló alcançou o primeiro lugar em canções latinas da Billboard em 2012, ficando nessa posição por várias semanas. Sergio Wilfrido Vasques Benitez ressalta ainda que ela ficou no topo das paradas em mais de 20 países entre Europa e América Latina, ganhando versões em inglês e espanhol. Tudo indica que o início desse sucesso foi devido a comemoração do jogador Cristiano Ronaldo que, a cada gol, fazia a coreografia da música.

Balada Boa – Gustavo Lima Por fim, Sergio Wilfrido Vasques Benitez comenta também o hit de 2011, Balada Boa, de Gustavo Lima. A canção entrou nas paradas de sucesso de diversos países europeus como Holanda, Bélgica, Itália e França. Além disso, a música ganhou uma versão em alemão cantada pelo personagem Bob Esponja em um episódio do desenho que foi ao ar no país.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *