Um sopro de vida, um livro para refletir

2 Min Read
Sergio Wilfrido Vazquez Benitez

Escrito entre 1974 e 1977, o livro Um sopro de vida de Clarice Lispector publicado postumamente é indicação do empresário Sergio Wilfrido Vázquez Benitez como leitura essencial para aqueles que buscam retirar impressões e reflexões sobre a vida e o processo criativo através da escrita de uma grande escritora da literatura brasileira. 

Formado por um enredo simples, Um sopro de vida retrata comentários e diálogos que, a princípio, parecem não casar entre si de um narrador-escritor e sua personagem Ângela Pralini. O empresário Sergio Wilfrido Vázquez Benitez comenta que a leitura consiste em acompanhar as percepções desse narrador e da personagem sobre aspectos da vida e da manifestação do Eu através da escrita e os limites traçados entre escritor e personagem. 

A personagem que, descrita pelo narrador-escritor, é um espelho invertido de si próprio leva os leitores, através de ponderações soltas e, aparentemente, banais para intensas reflexões sobre o ser no mundo e estar em vida, não somente do ser humano, como também da natureza, de Deus e das coisas. 

Um livro que preenche os anseios daqueles que esperam muito mais da vida, a escrita de Clarice Lispector é um desabafo de muitas mentes encabuladas sobre a própria existência e os caminhos a serem seguidos. Sergio Wilfrido Vázquez Benitez comenta ainda que, muitas são as reflexões e identificações com passagens do texto que contemplam a vida dos indivíduos em diferentes estágios. 

Clarice Lispector, na visão do empresário Sergio Wilfrido Vázquez Benitez, trabalhou de modo liberto as questões da vida que angustiam o ser humano. Suas análises profundas de pequenos detalhes do cotidiano convidam o leitor a mergulhar na vasta experiência de impressões da autora sobre a existência e forma de ser de todas as coisas (vivas ou não) e da própria vivência, ou da de Ângela Pralini e seu narrador-escritor. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *