Saiba qual a importância de ter uma reserva de emergência

2 Min Read

Já pensou em se preocupar com a reserva de emergência? Para muitos, ela pode parecer algo descartável no mundo da organização financeira, mas, segundo Marcio Alaor de Araújo – especialista financeiro – ela é fundamental, pois previne preocupações diante de imprevistos futuros. 

O empresário Marcio Alaor de Araújo esclarece que ter uma reserva financeira equivale a poupar regularmente um valor fixo com intuito de construir um fundo destinado a situações emergenciais que podem surgir de maneira imprevista. Por isso, manter esse hábito de guardar dinheiro é um modo de garantir a sua segurança financeira, bem como a de seu patrimônio.

Diversos são os imprevistos que podem surgir no cotidiano de um indivíduo: acidentes, problemas de saúde, perda de emprego, dívidas. Assim,  Marcio Alaor de Araújo ressalta que, pessoas que contam com a reserva financeira, dificilmente precisarão de, por exemplo, empréstimos para solucionar seus problemas, evitando assim dívidas e gastos com juros. 

Contudo, entende-se que, tratando de organização financeira, o ato de poupar é considerado um dos mais difíceis, isso porque engloba fatores particulares de cada pessoa. Desse modo, Marcio Alaor de Araújo reúne algumas dicas que podem auxiliar você a poupar dinheiro e montar sua reserva financeira.

O primeiro passo é organizar sua vida financeira. Para isso, conte com um planejamento financeiro, pois, de acordo com Marcio Alaor de Araújo, é através desse controle que se pode enxugar o orçamento e encontrar o dinheiro necessário para iniciar a reserva de emergência.

Outro aspecto é a lista de despesas, conhecendo os gastos mensais, é possível entender quais são fixos e necessários e quais podem ser descartados, pois atrapalham na sua organização e planejamento. Por fim, Marcio Alaor de Araújo indica que seja realizado um orçamento com intuito de destinar uma parte do dinheiro do mês para a reserva financeira. Assim, o indivíduo poderá disponibilizar, todo mês, uma quantia fixa para imprevistos. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *