Os hospitais estão cada vez mais otimizados: entenda o porquê

2 Min Read
a tecnologia veio para alavancar os procedimentos

O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico urologista e procura estar sempre a par das últimas tendências tecnológicas no campo medicinal. Dessa maneira, elucida sobre os principais pontos que estão fazendo dos hospitais lugares cada vez mais otimizados. 

A automação consiste em um sistema que promove sistematização nos processos operacionais em determinados setores e estabelecimentos, no caso dos hospitais, a tecnologia veio para alavancar os procedimentos, auxiliando os profissionais da saúde e aumentando a taxa de sucesso nos tratamentos de pacientes.

“Sem dúvidas, a tecnologia promoveu diversos avanços no campo medicinal”, afirma Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. O desenvolvimento da medicina deu-se ao passo que novas tecnologias surgiram e fomentaram a área. 

Hoje, há instrumentos e máquinas inovadoras que auxiliam médicos e enfermeiros no tratamento de pacientes. O médico Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes enfatiza o avanço gerado no tratamento de pacientes com câncer de próstata após a implementação da prostatectomia robótica na medicina brasileira. 

A prostatectomia robótica consiste em um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, isto é, na retirada do órgão acometido pela doença. De forma integrada com o sistema robótico, o médico atua de forma precisa, reduzindo ainda mais as chances de eventuais erros. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes utiliza essa técnica para tratar seus pacientes. 

Outro ponto acerca da modernidade da medicina são as chamadas IoT’s. Esse termo significa Internet das Coisas e é uma forma de denominar sistemas integrados entre objetos físicos. Dessa maneira, torna-se ainda mais automatizado o processo de upload e encaminhamento de informações acerca do paciente.

Nesse sentido, o prontuário eletrônico surgiu como uma forma de automatizar o processo descrito anteriormente. O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes ressalta a nossa redação em como a tecnologia automatiza o tempo e o trabalho dos profissionais de saúde.  

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *