Cinco passos para ajudar os jovens com educação financeira

2 Min Read
Marcio Alaor de Araujo

Uma pesquisa da SPC revela que apenas 25% dos jovens de 18 a 30 anos possuem algum tipo de controle financeiro pessoal. O empresário Márcio Alaor de Araujo aponta que esse dado é muito preocupante e pensando nisso, trouxe algumas sugestões sobre como aprender a organizar as finanças desde cedo.

1- Possua uma reserva de emergência

O principal motivo de se possuir uma reserva de emergência é evitar empréstimos e dívidas. Mesmo com pouco dinheiro é possível começar a construir uma renda de emergência. Se você não tem emprego formal, o fundo de emergência é ainda mais essencial para equilibrar sua vida financeira.

2- Fique atento aos seus gastos

Tanto os pequenos gastos quanto as compras por impulso, podem fazer uma diferença maior do que você pode imaginar, comenta Márcio Alaor de Araujo. Tenha muito cuidado com compras parceladas em valores altos e por muito tempo, analise a real necessidade de consumo dos itens que deseja e faça sempre uma lista de compras.

3- Comece a investir

Dado o cenário econômico atual, é de extrema importância que principalmente os jovens, comecem a investir o mais rápido possível. Isso é uma ótima atitude para gerar um bom patrimônio no futuro e aprender sobre controle financeiro enquanto for jovem. Estude os melhores jeitos de investir o que você tem.

4- Estabeleça metas

Definir metas financeiras é fundamental para alcançar seus objetivos, afirma Márcio Alaor de Araujo. Essas metas podem ser desde pequenas até muito grandes. Estabelecer metas também é muito positivo porque elas podem te auxiliar a ter controle sobre os gastos por impulso e sem necessidade.

5- A tecnologia pode te ajudar

Atualmente você pode contar com muitas ferramentas tecnológicas como aplicativos, planilhas e outros serviços que vão te ajudar a ter controle sobre os seus gastos. Márcio Alaor de Araujo explica que esse acompanhamento é essencial para saber onde economizar, o quanto investir, entre outras coisas. Siga essas dicas e veja sua vida financeira melhorar!

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *