A importância da gestão do fluxo de caixas em tempos de crise

3 Min Read

O fluxo de caixa, apesar de uma ferramenta simples, é uma das mais importantes para a boa administração e controle empresarial. O especialista financeiro, Marcio Alaor de Araújo comenta que, apesar de muitos ignorarem a necessidade de aplicar o fluxo de caixa nos negócios, trata-se de uma ferramenta primordial para a sobrevivência e estabilidade da empresa.

A gestão de fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro que permite um acompanhamento das movimentações financeiras através da análise das entradas e saídas e do saldo diário adquirido em períodos determinados. Marcio Alaor de Araújo esclarece que, a partir do uso dessa ferramenta, há a possibilidade de preparar o negócio em tempos de crise, mas como isso é possível?

O empresário explica que o principal objetivo do fluxo de caixa é preparar o gestor para os dias que se seguirão. Ou seja, através dele, é possível ter um balanceamento e uma ideia prévia dos próximos 15 ou 30 dias do negócio. Logo, essa projeção permite que o gestor saiba direcionar melhor os fins do comércio, bem como auxiliar nas tomadas de decisões, encontro de oportunidades e, até mesmo, possíveis problemas. 

 Marcio Alaor de Araújo ressalta que, assim, em tempos de crise econômica, uma empresa está respaldada por seu gestor, uma vez que se tem controle e noção das direções que estão sendo tomadas. Através do fluxo de caixa, pode-se adiantar processos, evitar situações alarmantes e percorrer melhores caminhos, driblando as possíveis surpresas que períodos de crise podem acarretar nas empresas.

Portanto, é dever de toda empresa que deseja se manter estável, em meio aos períodos de calmaria e de alarme, organizar e controlar diariamente sua gestão do fluxo de caixa. O empresário  Marcio Alaor de Araújo finaliza comentando que, um gestor que se preocupa e se atenta aos mínimos detalhes de suas finanças, consegue visualizar melhor o futuro e saber onde pisar em meio ao campo minado de uma crise financeira e, assim, manter de pé seus negócios. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *